Arrecadação.

Estamos arrecandando LEITE EM PÓ e ÁGUA MINERAL em prol do Chile, quem puder ajudar envie um e-mail para pkalizado@hotmail.com, agradeçemos as colaborações.

quinta-feira, 18 de março de 2010

-Terremoto no Chile - Trabalho feito por alunos ;D

-Recuperação econômica do Chile terá pausa por causa de terremoto
-O novo presidente
Terremoto no Chile:
O potente terremoto de sábado no litoral chileno pode ter modificado o eixo de rotação terrestre, encurtando levemente os dias, informou nesta terça-feira um cientista da NASA, a agência espacial americana.
Segundo os cálculos de Richard Gross, do Jet Propulsion Laboratory da NASA na Califórnia, o eixo do planeta desviou 8 cm durante o fenômeno, de magnitude 8, 8, informou a agência espacial em comunicado.
O Chile levou nesta segunda-feira (27 de fevereiro) 452 para 497 o número de mortos.
O maior número de falecimentos ocorreu na região do Maule, vizinha à cidade de Concepción, onde o terremoto atingiu a maioria de suas cidades, e especificamente a costa, assolada por um posterior tsunami.
Recuperação econômica do Chile terá pausa por causa de terremoto:
O Chile divulgou dados sobre a inflação e a balança comercial de fevereiro que mostraram uma economia que se recuperava com força antes do terremoto e que voltará a crescer no segundo semestre, após uma pausa por causa do sismo.
Os danos materiais do terremoto foram estimados em 30 bilhões de dólares.
Os dados desta segunda-feira se somam a números divulgados na semana passada, que mostraram que o indicador mensal de atividade econômica subiu 4,3 por cento em janeiro, superando as expectativas do mercado.
Em entrevista à Reuters na Basiléia, o presidente do Banco Central do Chile, José De Gregório, disse no domingo que a economia do país está em boa posição para ter uma forte recuperação após o terremoto, e afirmou que ainda poderia crescer entre 4,5 e 5,5 por cento neste ano.
De Gregório também reiterou que o Banco Central contribuirá com a retomada, continuando com a política monetária expansionista.
O novo presidente:
Em 11 de março de 2006 realizou-se a cerimônia em que Michelle Bachelet assumiu a presidência do Chile.
Este ano houve a troca de presidentes, pois Michelle saiu para dar lugar a Sebastian Pifíera
O presidente eleito do Chile, Sebastian Pinera, assume o governo dia 11 e já anunciou um plano de austeridade financeira para reconstruir o país e principalmente sua economia muito afetada. Por sua determinação, os ministros deverão cortar gastos, reduzir despesas e apresentar propostas nas suas áreas que se destinem a atender as vítimas dos terremotos e tsunamis. Nos últimos dias, Pinera se reuniu com sua equipe e com integrantes do governo atual.
O Chile é muito citado como uma história de sucesso econômico. De fato, o PIB cresceu muito, a inflação foi controlada e as condições sociais são bastante boas. Mas a desigualdade é imensa, só inferior ao Brasil.
As pessoas enfrentam um clima de desânimo e abatimento, inclusive com taxas altíssimas de depressão e suicídios.

2 comentários: