Arrecadação.

Estamos arrecandando LEITE EM PÓ e ÁGUA MINERAL em prol do Chile, quem puder ajudar envie um e-mail para pkalizado@hotmail.com, agradeçemos as colaborações.

domingo, 14 de março de 2010

Trabalho: Aspectos Históricos do Chile - Feito por alunos

História

A História do Chile divide-se comumente em doze períodos históricos.O Chile assim como a maioria dos países da América do Sul,foi colonizado por espanhóis.

Aspectos Históricos

-O Chile foi o primeiro país latino-americano a adotar o voto secreto, antes da França, Bélgica, Dinamarca e Noruega
-As Forças Armadas do Chile se formaram nas lutas pela Independência e contaram com grande participação popular desde o início;

-Quase todos os Presidentes da República chilenos foram eleitos diretamente.
-O Chile criou um Parlamento antes de quase todos os países europeus

-A participação eleitoral no Chile, em meados do século, equivalia à da Holanda na mesma época.

-O primeiro governo independente do Chile já iniciou um processo de extinção da escravidão

-Já na década de 1850, o Chile adotou medidas como o fim dos impostos pagos à Igreja, a limitação dos abusos dos latifundiários, a criação de imposto territorial,entre outras
-Na segunda metade do século XIX começou a se desenvolver um forte e organizado movimento operário.

-Em 1912 fundou-se um Partido Socialista no Chile que, depois da vitória da Revolução Socialista na Rússia, se transformou no Partido Comunista chileno

-No final da década de 1920 quase a metade da população chilena já vivia nas cidades

-No ano de 1920, Arturo Alessandri foi eleito Presidente democraticamente.

-Em seu governo, Arturo Alessandri adotou medidas como a nacionalização de bancos e companhias de seguros, ampliou o acesso ao ensino público, promoveu a participação dos empregados nos lucros das empresas e adotou uma legislação social e trabalhista que limitou a jornada de trabalho, restringiu a exploração do trabalho das mulheres e proibiu o trabalho infantil, criou seguro contra o desemprego, as doenças, os acidentes e a velhice e criou a aposentadoria para os trabalhadores.

-Alessandri chegou a ser derrubado da Presidência através de um Golpe de Estado, mas jovens oficiais deram um contragolpe e, 6 meses depois, o recolocaram no cargo.
Ele criou uma constituição que os homens e alfabetizados com mais de 21 anos eram obrigados a votar.

-Entre 1938 e 1973 o Chile se transformou numa verdadeira ‘ilha’ de estabilidade política e de desenvolvimento econômico e social na América Latina, com o país desfrutando de indicados sociais e econômicos muito melhores do que quase todos os países da América Latina

-Através da criação da Corfo (Corporação de Fomento) o governo da Frente Popular estimulou a industrialização do país, investindo-se na implantação de refinarias de petróleo, siderúrgicas e de outras indústrias. Os serviços de saúde e de educação foram ampliados, contribuindo para consolidar a expansão das classes médias urbanas;

-Já na década de 1940 as Esquerdas chilenas desfrutavam de grande apoio popular, com os Partido Socialista e Comunista chegando a obter 32% dos votos nas eleições parlamentares
- Em 1952, o general Carlos Ibañez se elegeu Presidente, e inicialmente queria melhorar a distribuição de renda no Chile.Mas teve que enfrentar uma séria crise econômica e acabou impondo medidas impopulares recomendadas pelo FMI que causaram desemprego.

-Foi nesta mesma eleição de 1952 que Salvador Allende se candidatou à Presidência da República e venceu conseguindo legalizar novamente o Partido Comunista.

-Em 1970, Salvador Allende se elegeu Presidente da República do Chile.
24) O governo Allende foi sabotado de todas as maneiras, tanto pela classe empresarial e pelas classes médias chilenas, como pelo governo dos EUA.
-Os empresários sabotavam a produção, desviando a mesma para o ‘mercado paralelo’, o que ocasionava uma profunda irritação entre a população, que somente tinha acesso aos bens se pagasse muito mais caros pelos mesmos.

-Depois da posse de Allende, o governo dos EUA sabotou a economia chilena de inúmeras maneiras, como:
Financiando greves de caminhoneiros que duravam meses;

Recusando-se a fazer empréstimos ao país;

Pressionando empresários para que não fizessem investimentos no Chile.

Financiando a imprensa para que atacasse o governo Allende diariamente;

Financiando e estimulando atos terroristas de um grupo de Extrema-Direita chamado ‘Pátria e Liberdade’;

Subornando (através da CIA) oficias das Forças Armadas chilenas para que estes assassinassem o comandante do Exército chileno, René Schneider, e derrubassem Allende através de um Golpe de Estado.

Com isso, o governo Allende foi derrubado num Golpe de Estado no dia 11/09/1973 e por líderes militares que lhe haviam jurado lealdade. Allende acreditou neles, foi traído e morreu lutando contra os golpistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário